Nascida em Montreal e de origem libanesa, a diretora Dania Bdeir usa como base a vivência estrangeira para traduzir uma tocante mistura de sentimentos em seu curta Warsha, de 2022. Numa execução primorosa, que pouco depende de diálogos expressos, o foco de suas lentes está em externalizar, em imagem, os anseios do personagem central, Mohammad. Emigrante da Síria refugiado no Líbano, ele é subjugado a condições de vida precárias, sem qualquer privacidade, e à exploração do seu trabalho na construção civil, buscando apenas sobreviver num país estranho, que, ainda assim, oferece menos opressão que o seu.
Quando lhe cabe operar um dos mais altos e perigosos guindastes do ramo, o que seria mais um dia trivial na sua dura (e igualmente opressora) linha de trabalho, rapidamente se torna um sublime e catártico momento para Mohammad. Suspenso no topo imponente daquele rascunho tridimensional de arranha-céu no meio de Beirute, rodeado de atmosfera, silêncio e gravidade, ele confronta suas vertigens: o medo primitivo do abismo, a angústia de uma vida usurpada de humanidade, o não-pertencimento a lugar algum, o ônus de uma identidade reprimida, a pressão da sobrevivência - naquele momento de vácuo e solitude, todo o peso é arremessado pela janela, descartado em queda-livre. Em um raro instante privado, ele explora a espiritualidade e a música intrínseca que habitam sua alma, numa estonteante poesia visual.
FICHA TÉCNICA
Nome: Warsha (2022)
Gênero: Drama
Sinopse: Longe dos olhos de todos, um operador de guindaste em Beirute é capaz de viver sua paixão secreta e encontrar a liberdade.
IMAGENS
TEASER
LINK
(Warsha.2022.1080p.WEB-DL.AAC.H264-DENTiST)
Nenhum comentário:
Postar um comentário