sexta-feira, 13 de março de 2009

O Planeta agradece

É como eu digo.

Todo esse assunto de responsabilidade ambiental cansa um pouco, mas se eu, que não vou ter filhos nessa vida, faço alguma coisa pelo planeta, então todo mundo no mundo tinha que fazer também. Qualquer coisa, o mínimo já tá valendo.
E o que eu faço, além do básico, tipo apagar as luzes, não deixar torneira aberta, não jogar lixo no chão, essas coisas? Duas coisas que eu já considero boas causas:

1° - Eu uso ecobag
Que além de ecologicamente correto, é super tendência e pronto. Aí vamos ao textinho: uma sacolinha de plástico não se decompõe, e elas são descartadas no meio-ambiente aos milhares, diariamente, e isso vai enchendo tudo, fica uma zona, obstrui locais de aterro e canais de rios, córregos, daí vai parar no oceano, é uma sujeira, realmente feia a coisa. Sem contar o tanto de tartarugas e outros animais que morrem asfixiados, um absurdo. Uma ecobag é uma sacola prática, bonita, retornável, e é feita de tecido reciclado/reciclável. É uma ótima idéia, na teoria e na prática.
Pra quem não tem ainda, uma dica boa: o Carrefour vende um modelo próprio feito de tecido produzido a base de garrafas PET recicladas. Custa apenas R$ 2,90, aguenta até 35 kg de compras e é bem bonita. Sem desculpas pra não ter uma. Eu comprei quatro!



Fotos chupadas do blog La Dolce Vitta

2° - Eu planto uma muda por dia no ClickÁrvore
Essa é ainda mais simples, e mais barata que os R$ 2,90 da ecobag: você se cadastra no site, e pode plantar 1 muda/dia pra ajudar a reflorestar a Mata Atlântica. É um projeto seríssimo, e funciona exatamente assim: você clica em "Plantar" e alguém bem legal vai lá e planta sua mudinha. E é de graça, porque tudo é custeado pelas empresas patrocionadoras (uma delas é o Bradesco). Essa sim não tem desculpa para os preguiçosos, é só botar a página nos Favoritos e dar um click todo dia, que já dá pra dizer que faz alguma coisa pela preservação da Terra - e melhor ainda, da Mata brasileira.
O endereço é o http://www.clickarvore.com.br



E agora tem esse tal de Earth Hour, que, pelo que eu entendi, é um movimento para que pessoas do mundo inteiro desliguem a luz entre as 20h30 e 21h30 do próximo sábado 28. É tipo aquele dia em que as pessoas combinam de todas sairem de casa de bicicleta, um automobile-free day.



Eu me cadastrei pra esse evento aí. Não custa nada, né? É 1 hora só, posso dar um cochilo, ó que lindo! Acho que essa é a idéia: fazer alguma coisa, mesmo que cheio da preguiça.
E aí não só o planeta, mas essa cambada de crianças que vemos hoje populando o mundo inteiro vão agradecer, no futuro. Ou não, néa - bando de ingratos, na certa nem vão saber que a gente tava aqui esse tempo todo se matando pra salvar o traseiro deles da fúria eterna da natureza, ou de algo desse tipo, ou pior - ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


© 2008-2024 joe, w. bridges [ from joe ]